fevereiro 25, 2008

Palestra: Narrativa Visual em HQ

No final do ano passado, mas precisamente na última semana do mês de outubro, ocorreu a semana de design na ETEC/FATEC de Carapicuíba. Nesse semana houve várias palestras e workshops para os alunos do curso de Design Gráfico da ETEC.

Uma destas palestras foi NARRATIVA VISUAL NAS HQS, que ocorreu na segunda-feira, dia 29 de outubro, e que foi ministrada por mim!

O convite partiu da coordenadora da área de Design Gráfico da ETEC, a professora Silvia de Souza Queiroz e do professor de animação da ETEC, Alexandre Vieira. Foi um convite que não tive como recusar, afinal além de ser grande amigo do Alexandre, não consigo resistir a uma chance de falar de histórias em quadrinhos.

Como a semana de design tinha como proposta que os alunos produzissem algumas animações (stop motion entre outros), a palestra foi focada basicamente em três assuntos básicos:
1 - Criação de personagens e backgrounds ;
2 - Plot, argumento e roteiro;
3 - Elementos de composição e narrativa das histórias em quadrinhos;

Foi uma experiência ímpar para mim, pois embora já esteja acostumado com apresentações (foram tantas na facu), nunca havia realizado uma palestra antes.
Também foi interessante ver a participação dos alunos que me surpreenderam com tantas perguntas interessantes que a palestra acabou se alongando por mais de duas horas (deveria ser uma palestra de apenas uma hora e meia).

Fiz a palestra em dois horários, um à tarde e outro à noite.

Bem, por que estou contando isso? Ah sim, é que agora está nas minhas mãos uma carta de agradecimento da professora Silvia, coordenadora do curso de design gráfico da ETEC, me agradecendo pela contribuição.
Então resolvi postar isso aqui, como forma de agradecer pela oportunidade que me foi dada de falar por 4 horas seguidas de histórias em quadrinhos. Isso me fez perceber que 4 horas não são suficientes pra se falar de um tema tão amplo e interessante (pelo menos para mim que falo demais) ehehehe.

Abaixo, segue a carta escaneada.

Josenilson


Nenhum comentário: